.

5 praias dos sonhos para realizar seu casamento no Rio de Janeiro

Todos nós sabemos que o casamento é um momento único na vida de um casal. E esse sentimento se estende aos pais, irmãos e demais familiares e amigos daqueles que estão prestes a contrair o matrimônio.

Nos dias de hoje, é muito comum que as pessoas sonhem em se casar em um lugar diferente da igreja. Esse ambiente pode estar ligado à vida do casal ou ser apenas um local ao ar livre. Escolha pelo lugar fará do grande evento algo inesquecível e que caracterize a fundo a personalidade dos noivos.

Um desse lugares é, sem dúvida alguma, a praia. Afinal de contas, quem é que nunca se imaginou um dia casando ou participando de uma cerimônia em uma belíssima praia ao entardecer?

O sol brilhando ao fundo, o barulho das águas do mar soando como música, a brisa agradável, os pés na areia, a decoração impecável e os convidados vestidos a caráter para o momento. Além disso, há a questão da maior proximidade dos noivos com os convidados, pois se trata de uma cerimônia bem mais íntima do que em uma igreja.

Definitivamente, não há local mais bonito e marcante para celebrar a união de um casal do que esse cenário natural. Além do momento em si, que será eternizado com classe, as fotos do evento ficarão sensacionais. Afinal, é o sonho de todo casal levar para a vida recordações palpáveis que evidenciem todo o momento vivido naquele dia especial.

Casar na praia é um sonho que pode ser realizado por qualquer casal

As 5 melhores praias para se casar

Como vimos, a praia é um dos lugares mais belos para se realizar um casamento. Mas é importante nos atentarmos ao fato de que nem toda praia é indicada para tal. Como já podemos imaginar, não só a beleza do local deve ser levada em conta nesse momento.

Mas também a privacidade do espaço e toda sua infraestrutura para receber os convidados que possam vir de longe. O acesso para a região também é importante para que as equipes de decoração e buffet, por exemplo, possam se deslocar com facilidade.

Visitar algumas praias com bastante antecedência é uma dica interessante. Assim, os noivos saberão quais delas se encaixam em todos os requisitos necessários para o sucesso do casório. Isso tudo sem contar a necessidade de solicitar uma autorização obrigatória para a prefeitura da cidade – assunto que veremos mais adiante.

Assim, separamos aqui as cinco melhores praias para se casar no Rio de Janeiro. Cada uma com sua particularidade. Depois de conhecê-las, é só escolher a sua preferida e imaginar como seria esse incrível dia.

Praia de Grumari

A Praia de Grumari está entre as favoritas quando é o assunto é casamento na praia no Rio de Janeiro. Afinal, trata-se de uma das praias ais bonitas da cidade. Esse paraíso encontra-se localizado na zona oeste da Cidade Maravilhosa, mais precisamente na Barra da Tijuca, perto da praia naturista do Abricó.

O nome Grumari vem da junção de duas palavras indígenas: curu, que quer dizer “pedras soltas”, e mari, que quer dizer “o que produz água”.

A praia possui mais de 2 km de extensão e oferece uma paisagem de vegetação de restinga, areia branca e águas transparentes e calmas. As ondas batem no fundo e, por conta disso, a parte rasa costuma receber apenas marolinhas. Além da natureza preservada ao seu redor, que faz de Grumari uma região de reserva ambiental.

Durante a semana o movimento por lá é raro, sendo excelente para a realização de cerimônias de casamento. Para chegar ao lugar devemos pegar o acesso pela Avenida do Estado da Guanabara, no bairro do Recreio.

Grumari é uma das mais belas praias cariocas.

Praia de Vilatur

A Praia de Vilatur está situada na região dos Lagos, a apenas 7 km do centro de Saquarema. Ela é conhecida por ser um reduto de casais que buscam sossego durante a baixa temporada. Além de ser menos frequentada por turistas também por causa da distância. Sua extensão total é de 5 km.

O lugar oferece uma grande área com areia branca, fina e fofa e mar azul transparente. Muitos pescadores de final de semana aproveitam a praia para fazer ali sua pesca de arremesso. O destaque de Vilatur fica por conta do belíssimo pôr do sol.

Apesar de ser paradisíaca, a praia tem pequena infraestrutura, contando com algumas casas em seu entorno. O acesso se dá através da Rodovia Amaral Peixoto, que tem bom asfalto. Na região existem trilhas e lagoas, que são outros atrativos dessa área que fica na restinga de Massambaba, depois de Itaúna.

A paradisíaca Praia de Vilatur, em Saquarema.

Praia da Tartaruga

Uma das mais procuradas por casais, a Praia da Tartaruga possui quase 2 km de extensão e está localizada em Armação dos Búzios. O local leva esse nome por receber a desova de diferentes espécies de tartarugas marinhas.

O cenário é lindíssimo, sendo perfeito para a realização de um casamento dos sonhos. A praia é formada por duas porções de areia separadas por um belo caminho de pedras. E suas águas são cristalinas e calmas.

Em dias de movimento, os esportes ganham espaço, como: windsurf, kitesurf, mergulho com snorkel nas piscinas naturais para ver peixes e corais, passeios de banana boat e caiaque. Os quiosques, nos moldes de antigamente, se integram ao cenário e dão à praia uma característica única na região.

O lugar possui uma pousada com 11 quartos e atendimento personalizado. Os casamentos podem acontecer no restaurante ou jardim da pousada. O restaurante é amplo, comportando 300 pessoas. Há convênios com buffets, DJs e floristas.

A Praia da Tartaruga fica entre a Praia de Manguinhos e a Praia das Virgens, em uma área um tanto quanto afastada do centro de Búzios.

Praia da Tartaruga, em Búzios.

Praia da Reserva

A Praia da Reserva é extensa e pouco frequentada, sendo extremamente recomendada para quem deseja privacidade. E também para quem busca realizar um ensaio pré-casamento e o próprio casamento na praia no Rio de Janeiro. Ela recebe esse nome por ficar situada em uma Reserva Ecológica. Sua localização está distante do centro da cidade.

O lugar caracteriza-se por dispor de areia fofa, água límpida e ondulada e paisagem bastante verde. Sua localização se dá entre as praias da Barra da Tijuca e do Recreio. Seu acesso é feito com carro.

É possível realizar a cerimônia de casamento com a ajuda de uma empresa que dispõe de dois amplos salões e uma área externa idealizada por paisagistas. Além da oferta de seus serviços, como buffet, decoração, som, iluminação e toda assessoria necessária para realizar o evento.

A Praia da Reserva é também procurada para ensaios pré-casamento no Rio de Janeiro.

Ilha do Breu

A Ilha do Breu é aquele lugar dos sonhos para a realização deste que é um dos momentos mais importantes da vida de um casal. Estamos falando de uma reserva ecológica situada a 34 km da bela cidade histórica de Paraty. Para ser mais preciso, a ilha encontra-se entre Paraty e Angra dos Reis, em um lugar chamado Saco de Tarituba.

Por lá encontramos diversas trilhas para serem percorridas. Podemos também mergulhar junto a corais e em meio à rica fauna marinha. Dependendo da época do ano é possível avistar golfinhos ao redor da ilha. Ainda é comum encontrarmos estrelas do mar e cerca de cem espécies de orquídeas.

Caminhando por entre vielas camufladas pela vegetação nos deparamos com esculturas, jardins, uma área deliciosa com lareira, restaurante, bar e uma pequenina praia de águas azuis e transparentes.

E tem mais... É possível ainda encontrar com bichos-preguiça agarrados ou passeando lentamente sobre os galhos de uma árvore. A ilha esconde também flamingos, pavões, esquilos, araras e faisões.

A Ilha do Breu pode ser alugada se for o caso. Segundo informações, o fim de semana custa por volta de R$35 mil e dispõe de 19 chalés com todas as refeições, sendo possível receber até 75 pessoas.

Casar em um cenário como a Ilha do Breu é inesquecível.

Preste atenção na autorização!

Lembra que mencionamos no início deste artigo a necessidade de se obter uma autorização especial da prefeitura para a realização de um casamento na praia no Rio de Janeiro? Pois então, casar na praia também pode contar com uma certa burocracia.

Para isso, se faz necessário pesquisar sobre o assunto e buscar informações com o governo local. Assim poderemos compreender quais regulamentos existem sobre esse evento e festas.

Algumas praias possuem regras próprias. Até porque se trata de um acontecimento privado. E, em alguns dos casos, a decoração exigirá questões como iluminação e demais paramentos.

O que necessitará, talvez, de um Laudo Técnico de Segurança e a Anotação de Responsabilidade Técnica, além de cópia de comunicação à Polícia e ao Corpo de Bombeiros local.

Segundo consta, para casamentos realizados nas praias da Barra da Tijuca, Recreio e Barra de Guaratiba, há a necessidade de se preocupar bastante com o pedido dessa autorização. O documento deve constar o tipo do evento a ser realizado, a quantidade de pessoas participantes, a duração total e a contratação de equipe de limpeza e de banheiros químicos.

No site oficial da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) da cidade do Rio de Janeiro consta: “O exercício temporário de atividade econômica, cultural, esportiva, recreativa, musical, artística, expositiva, cívica, comemorativa, social, religiosa ou política, com fins lucrativos ou não, que gere concentração significativa de público, em área aberta ou fechada, particular ou não, necessita de autorização do Poder Público para sua realização.”

Apesar de não ser um bicho de sete cabeças, é preciso resolver esse processo com certa antecedência. Até porque a autorização não será emitida na hora. E imprevistos com relação à documentação estão sujeitos a acontecer. Vale frisar ainda que o prazo para a emissão do documento costuma ser diferente de uma cidade para outra.

Não se esqueça do clima

Com absoluta certeza, realizar seu casamento na praia no Rio de Janeiro deverá levar muito em consideração o clima. Como é de nosso total conhecimento, o verão é uma estação de calor intenso e risco iminente de chuvas. Principalmente entre a tarde e a noite.

Sendo assim, ninguém imagina se casar de maneira desconfortável, com água caindo sobre os padrinhos, familiares e demais convidados. Muito menos se estressar sabendo que a previsão do tempo nessa época do ano não costuma trazer notícias boas aos finais de tarde.

Mas se mesmo assim você deseja se casar nessa época do ano, deverá atentar-se quanto à utilização de uma cobertura para proteção do ambiente. De preferência transparente, pois o céu, seja diurno ou noturno, também faz parte do cenário do evento.

Pense bem se não seria mais viável optar por uma época de clima mais seco, quando as temperaturas estão mais amenas e a chance de dias ensolarados e tardes lindas são mais reais – principalmente quando falamos de Rio de Janeiro.

Outra questão para se preocupar em um casamento na praia é em relação ao horário da mudança da maré, que varia de acordo com o período do ano e da lua. Além da sazonalidade da chuva e dos ventos na região. É imprescindível certificar-se se todo o evento estará livre de um grande avanço da maré para que ninguém se molhe e a estrutura do altar não se danifique.

A verdade é que, independentemente da época, uma cerimônia matinal deverá ocorrer antes de o sol esquentar demais. À tarde, obviamente, nada mais incrível que aproveitar o pôr do sol em algum momento. Já para casamentos noturnos, o clima de luau pode ser adotado, aumentando assim a beleza do ambiente e deixando a atmosfera ainda mais favorável.

Com todas as preocupações resolvidas, seu casamento na praia será um sucesso.

Agora que você já conhece as melhores praias para se casar no Rio de Janeiro, além de todas as dicas necessárias para o sucesso do evento, aproveite e compartilhe com a gente seus comentários.

Conte-nos se casar na praia é seu sonho, se ele será realizado em breve ou até mesmo se essa foi a maneira como você se casou. Assim, você ajuda outros leitores a realizar o grande sonho de se casar numa praia no Rio de Janeiro.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

55 21 98656 4276  WhatsApp

55 21 3406 1941  Telefone

E-mail:

contato@leandroquelucifotografia.page

Com um estilo jornalístico, Leandro consegue extrair de qualquer casal belos sorrisos e demonstrações de afeto.  Pessoas comuns ganham belíssimas recordações quando posam para suas lentes.

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Leandro Queluci Fotógrafo de casamento
End.:
Rua Adélia Chaves, 108 - Califórnia Nova Iguaçu
ou
Rua Evaristo da Veiga, 41 - Centro RJ
 

Filmagem em São Paulo

Filmagem no Rio de Janeiro

Fotografia em São Paulo