. As 10 melhores igrejas e capelas para se casar no Rio de Janeiro

55 21 98656 4276  WhatsApp

55 21 3406 1941  Telefone

E-mail:

contato@leandroquelucifotografia.page

Com um estilo jornalístico, Leandro consegue extrair de qualquer casal belos sorrisos e demonstrações de afeto.  Pessoas comuns ganham belíssimas recordações quando posam para suas lentes.

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Filmagem no Rio de Janeiro

Filmagem em São Paulo

Leandro Queluci Fotógrafo de casamento
End.:
Rua Adélia Chaves, 108 - Califórnia Nova Iguaçu
ou
Rua Evaristo da Veiga, 41 - Centro RJ
 

Fotografia em São Paulo

As 10 melhores igrejas e capelas para se casar no Rio de Janeiro

February 27, 2018

O planejamento para a realização de um matrimônio envolve muitos detalhes. Festa, convidados, padrinhos e madrinhas, fotos e vídeos, trajes, enfim, tudo precisa ser planejado com bastante antecedência. Escolher uma igreja para se casar no Rio de Janeiro é um dos tópicos mais importantes.

 

Isso porque a escolha de um belo local, cheio de referências culturais, além de ser inspirador para a realização de uma cerimônia dessa magnitude, ajuda a ter fotos mais bonitas. Muito do bom resultado final de um álbum depende do local onde os cliques serão feitos.

 

O Rio conta com vários locais que atendem a todos esses requisitos. Ainda mais porque muitas igrejas e capelas trazem uma herança portuguesa muito forte, tanto no estilo quanto na decoração. Mesmo após o período colonial, isso se estendeu na arte erudita e popular.

 

O resultado não podia ser diferente: lugares que enchem os olhos. Imagine realizar um casamento, um momento tão importante na vida, tendo esse maravilhoso cenário. É realmente uma experiência inesquecível.

 

A partir de agora, você vai conhecer 10 igrejas e capelas muito especiais para realizar seu casamento no Rio de Janeiro.

 

As 5 principais igrejas no Rio de Janeiro para se casar

 

Muitas pessoas procuram a cidade para se casar, não só pelas boas temperaturas durante todo o ano e pela alegria natural, mas também pela beleza dos locais.

 

Algumas delas possuem uma bela decoração barroca e elementos datados do século XVIII. Por isso, são ambientes bastante concorridos e agendar uma data precisa de muita antecedência – algumas chegam a anos.

 

Conheça agora 5 igrejas ideais para casamento no Rio de Janeiro.

 

1 - Igreja Nossa Senhora do Outeiro da Glória

 

Com estilo barroco, essa igreja é uma das demonstrações da influência portuguesa na arquitetura e decoração desses locais. Conta com painéis de azulejos do país nas cores azul e branca.

 

Aliás, essas são as cores dominantes da parte interna da igreja, formando uma delicadeza que é muito favorável às fotos.

 

Essa igreja, ótima para casamento no Rio de Janeiro, é dos tempos em que o Brasil ainda era colônia de Portugal. Fica de frente para o Aterro do Flamengo, garantindo uma bela vista.

 

Apenas uma cerimônia é realizada por noite, entre às 18 e 20 horas. Com capacidade para 130 pessoas sentadas, é menor do que outras igrejas históricas cariocas, sendo perfeita para uma celebração mais intimista.

 

A vista da igreja é magnífica, e seu interior garante belas fotos.

 

2 - Igreja Nossa Senhora das Graças

 

Também pequena, tem capacidade para 200 pessoas. Fica no bairro de Botafogo e é um ambiente bastante fresco, por estar ao lado de uma área de preservação ambiental. Esse aspecto, inclusive, é um dos motivos pelos quais muitos casais procuram essa igreja para se casar no Rio de Janeiro.

 

A igreja foi construída em 1917 em estilo neogótico e fica no alto de uma colina.

 

A renda obtida com a realização de casamentos e outros eventos na igreja é revertida para a manutenção do Colégio Educandário da Misericórdia, que usa o local durante a semana.

 

Essa sugestão de igreja para casamento no Rio de Janeiro é bastante charmosa e garante uma celebração inesquecível.

 

3 - Igreja de Nossa Senhora do Carmo

 

A igreja está localizada no centro da cidade, portanto tem um excelente acesso. Restaurada há pouco tempo, tem detalhes em ouro e, no século XIX, foi o palco do batizado e casamento da Princesa Isabel, além da coroação de Dom Pedro I.

 

Os casamentos são realizados entre as 18 e 20 horas. Para ter exclusividade naquela noite, pode-se agendar os dois horários.

 

Assim como a Igreja Nossa Senhora das Graças, tem capacidade para 200 pessoas sentadas. Permite apenas músicas eruditas ou sacras e tem uma série de efeitos que costumam deixar as fotos lindas. Entre eles, destacam-se a iluminação especial (incluindo no chão), chuva de pétalas e abertura de uma tela com Nossa Senhora do Carmo no momento em que o noivo se encontra com a noiva no altar.

 

A igreja já foi palco de acontecimentos importantes da família real brasileira no século XIX.

 

4 - Igreja São Francisco de Paula

 

Mais espaçosa do que as opções anteriores, essa igreja é perfeita para celebrar um casamento no Rio de Janeiro. Localizada no centro da cidade e tem boa circulação de ar.

 

Para quem deseja excelentes fotos, esse é um local magnífico para a realização da cerimônia. A igreja fica toda iluminada no momento em que a noiva caminha em direção ao altar. O estilo neobarroco também favorece a composição de um belíssimo álbum de casamento.

 

No instante em que os noivos dizem sim um para o outro, começa uma chuva de pétalas.

 

Com uma excelente localização, a igreja conta com recursos que tornam as fotos mais bonitas.

 

5 - Igreja da Candelária

 

Para cerimônias maiores e com grande número de convidados, essa igreja é perfeita para fazer um casamento no Rio de Janeiro. Tem capacidade para 400 convidados e cerimônias são realizadas de segunda a sábado (duas por noite).

 

Com construção finalizada em 1898, é uma das mais famosas e imponentes igrejas da cidade.

 

Apenas músicas clássicas e sacras são permitidas durante a cerimônia.

 

Como qualquer igreja muito disputada, é necessário agendar uma data com bastante antecedência. Na Igreja da Candelária, a média gira em torno de um ano.

 

A Candelária é uma das igrejas mais tradicionais da cidade.

 

As 5 capelas cariocas mais escolhidas para casamento

 

As capelas são mais adequadas para cerimônias menores, com número reduzido de convidados. Na maior parte das ocasiões, é possível fazer a recepção ali mesmo.

 

Uma cerimônia mais intimista, porém, não significa que seja menos especial ou que as fotos tenham menos qualidade. Muito pelo contrário. Fazer algo com a cara dos noivos também é um requisito para que a celebração seja inesquecível.

 

Conheça agora 5 capelas para realizar casamentos no Rio de Janeiro.

 

1 - Capela da Pequena Cruzada de Santa Terezinha do Pequeno Jesus

 

É muito próxima à Lagoa Rodrigo de Freitas, que pode inclusive fazer parte das fotos. Conta com um espaço que abriga 200 convidados sentados e um salão de 220 metros quadrados ao lado, sendo opção para a recepção logo após a cerimônia.

 

É decorada em estilo rústico e possui um jardim belíssimo, sendo uma opção também para celebrações ao ar livre. Para quem prefere uma capela a igreja para realizar seu casamento no Rio de Janeiro, essa parece ser uma alternativa bem interessante e cheia de possibilidades de momentos inesquecíveis.

 

A capela fica bem próximo à Lagoa Rodrigo de Freitas.

 

2 - Capela Santo Cristo dos Milagres

 

O local também tem estrutura para realizar cerimônia e festa. Fica no Alto da Boa Vista e cabe 160 pessoas sentadas. O salão, por sua vez, comporta 280.

 

Assim como a Capela da Pequena Cruzada, tem uma decoração rústica, com jardins na área externa – mais um cenário para belas fotos. O salão de festas tem acabamento em pedra e limite de funcionamento até a 1:30 da manhã, com até 5 horas de recepção.

 

É uma outra opção de capela para se casar no Rio de Janeiro.

 

O lugar é lindo e nele também se pode fazer a festa.

 

3 - Capela Santa Ignez

 

Localizada no bairro da Gávea, é uma capela para casamentos bem intimistas no Rio de Janeiro. Tem capacidade para apenas 80 pessoas sentadas e a cerimônia pode ter a duração de até 2 horas.

 

O local conta com dois salões para a recepção logo após a celebração religiosa: o Sarah tem capacidade para 130 convidados, e o Jardim é maior – é confortável para até 300 pessoas. Ambos ficam bem ao lado da capela.

 

Mesmo sendo um excelente local, algumas restrições são dadas na organização. A cerimônia não pode ter decoradores externos – a festa já o permite. É necessário também contratar o padre que irá celebrar o casamento.

 

A capela possui dos salões ao lado, ideal para recepcionar os convidados.

 

4 - Capela Mayrink

 

O lugar oferece uma cerimônia bem peculiar em um ambiente charmoso e acolhedor. Bem compacto, cabe apenas 50 pessoas sentadas.

 

É uma igrejinha muito disputada para casamento no Rio de Janeiro – a reserva de datas costuma ser em média de seis meses de antecedência. Sua decoração tem réplicas de quadros de Cândido Portinari, sendo uma excelente opção para quem gosta de artes.

 

Do lado de fora da capela, bem perto, há uma árvore centenária. O local produz belas fotos e aceita decoradores e cerimonialistas externos.

 

A capela fica no Parque Nacional de Tijuca e tem um cenário exuberante.

 

5 - Capela do Corcovado

 

Casar sob o Cristo Redentor é uma experiência única e também possível. No Corcovado, na base do cartão postal, há uma pequena capela, na qual podem ser realizados casamentos, sempre às 17 horas.

 

O lugar é muito compacto – cabem 22 pessoas sentadas e de 10 a 15 em pé. É uma maneira de fazer algo bastante intimista e com muita inspiração.

 

Não é preciso dizer que há uma fonte inesgotável de cenários para as fotos. Afinal, a capela fica aos pés de uma das sete maravilhas do mundo moderno.

 

A capela é bem pequena e fica aos pés do Cristo Redentor.

 

E quanto aos valores?

 

Os preços para casamento em uma igreja ou capela no Rio de Janeiro variam bastante, de acordo com o local. Normalmente, as igrejas mencionadas, bem como outras com a mesma tradição, cobram de R$ 3 a R$ 8 mil pela cerimônia.

 

Já a cerimônia em uma capela, pelo menos uma das mais disputadas da cidade, custa de R$ 3 a R$ 5 mil.

 

Cada igreja para casamento tem uma política diferente em relação ao que está incluído neste valor e o que pode ser contratado pelos noivos. É interessante verificar tudo antes de fazer o agendamento, pois o que a igreja oferece ou mesmo o que está ao alcance de seus fornecedores, pode estar fora do estilo que os noivos querem implantar na cerimônia.

 

Alguns locais permitem apenas decoradores e cerimonialistas de sua lista de fornecedores. É fundamental informar-se quanto a isso.

 

Quanto à música, muitas igrejas e capelas que realizam casamentos no Rio de Janeiro permitem canções de qualquer estilo. Outras, como você viu no decorrer do texto, aceitam apenas músicas sacras ou clássicas.

 

Como reservar?

 

Para realizar um casamento em uma tradicional igreja ou capela do Rio de Janeiro, é necessário um bom planejamento, pois é impossível conseguir uma data próxima em um local muito disputado. Normalmente, essa reserva demora meses e pode chegar a até dois anos.

 

Por isso, se você deseja se casar em uma determinada época do ano, como maio (o mês das noivas) ou uma data especial para o casal, o planejamento deve ser ainda mais minucioso. Afinal, nada é mais desagradável do que ter que adiar a realização de um sonho por muito tempo.

 

Há várias possibilidades de um primeiro contato com a igreja ou capela escolhida para casar no Rio de Janeiro. As mais tradicionais contam com site oficial e página no Facebook e algumas delas têm até um formulário de inscrição.

 

E-mail e telefone também são bastante utilizados para falar com os responsáveis por casamentos de cada local.

 

Algumas realizam cerimônias todos os dias, outras apenas aos finais de semana (especialmente aos sábados). Os horários podem variar entre as 17 e 20 horas e cada celebração tem a duração de aproximadamente uma hora.

 

Quer saber mais sobre casamentos no Rio de Janeiro e região? Leia os outros textos do site. Você vai ter contato com esse universo e terá informações muito úteis e relevantes para realizar o seu sonho do jeito que sempre desejou.

 

Você também saberá como conseguir as melhores fotos deste momento tão especial.

 

Lembrando que o site é atualizado sempre com conteúdo exclusivo. Acesse enquanto faz o seu planejamento para o grande dia.

 

Comente se há alguma dúvida ou se quiser falar sobre uma das igrejas ou capelas para casamentos no Rio de Janeiro mencionadas.